Donato Antônio Silva Neto nasceu no dia sete de fevereiro de 1994, na cidade de Coqueiral, Minas Gerais. Há 6 anos jogando no Galo, Donato já assimilou o espirito atleticano. Em todas as categorias da base atleticana, o zagueiro foi capitão e um líder do time, onde conquistou diversos títulos, como o bi campeonato do Future Champions.
Sem dúvidas, é um jogador que tem uma expectativa muito grande da torcida e da comissão técnica que acompanha as categorias de base e o desenvolvimento do jogador.
Agora, Donato integra a equipe de juniores do Atlético, e que futuramente, esperamos vê-lo com esse futebol de alto nível no profissional.
A equipe do GALO É MINHA VIDA conversou com o jogador para saber mais como é o treinamento nas categorias de base e a importância dos títulos para o amadurecimento do jogador antes da chegada ao elenco profissional.
Quem é o Donato, para o torcedor atleticano conhecer mais esse grande jogador. Fale quais as suas características, qual o seu ponto forte no futebol, e o que espera evoluir até a chegada ao profissional?
Meu nome é Donato, altura 1,90cm, natural de Coqueiral-MG, tenho 18 anos, sou um zagueiro técnico com uma boa liderança, apoio e incentivo sempre a equipe a vencer e a buscar a vitória. Um bom zagueiro precisa se posicionar bem, ter bom cabeceio, velocidade, agressividade. Trabalho forte pra me superar e melhorar essas deficiências a cada dia.
No último dia 12 de abril, você completou seis anos como jogador do Clube Atlético Mineiro. Como é essa experiência de jogar por tanto tempo em um clube tão querido em seu estado?
Primeiramente é uma honra poder vestir esse manto tão respeitado e querido por todo o país, é verdade,em 2006 há 6 anos eu vim pro Galo em busca de um sonho individual e familiar tive o apoio de todos,passei no teste e comecei minha trajetória.
Durante boa parte desses seis anos de Atlético, você foi capitão de quase todas equipes de base que você passou. Qual a importância desse fato para você?
Considerei como um grande marco no decorrer da minha carreira, em saber que tinha a confiança dos treinadores para ocupar um cargo de muita responsabilidade dentro da equipe.
Neste tempo, qual o fato que te marcou mais no Atlético, desde a sua chegada?
Com toda a certeza o bi campeonato da Future Champions e ter treinado ao lado de jogadores consagrados, como Réver, Diego Tardelli, Diego Souza, Obina, Ricardinho e outros.
Quais os seus objetivos como jogador profissional?
Vencer todos os campeonatos que a equipe disputar, representando sempre, da melhor maneira possível, o Atlético.
Qual a importância do técnico Diogo Giacomini em seu crescimento como pessoa e atleta?
O professor Diogo é um homem sensacional como treinador e sem dúvidas como pessoa, me trouxe de volta o bom futebol e a confiança dentro do clube, me incentivando e orientando com toda a paciência. Devo muito a ele.
Quantos títulos você já ganhou pelo Galo? Qual o mais importante?
Tenho quatro títulos estaduais e dois Future Champions, que foi a conquista de mais expressão, visibilidade e repercussão.
Ainda em campeonatos, o próximo é o campeonato ICGT (Internacional Cor Groenewegen Toernooi) na Holanda, onde o Galo tem tradição. Qual a expectativa para esse torneio?
Estou treinando e buscando um espaço pra estar entre os 18 atletas que irão, se eu for vou dar o meu máximo, senão, vou ficar na torcida pra que tragam mais um caneco pra galeria de troféus internacionais.
Este ano você está no elenco júnior, e jogará a Taça BH, que ano passado o Galo conquistou de uma forma brilhante, com destaque principalmente na defesa, que não levou nenhum gol. Como está a preparação para esse campeonato? E essa marca pode afetar em algo o trabalho de vocês?
Estamos trabalhando forte pra disputa da taça buscando a cada dia melhorar e se unir,pra entrarmos focado e buscar o título,sabemos da responsabilidade de manter esta marca,mas se acontecer novamente será excelente,mas de nada vai adiantar se nao formos campeôes é manter o trabalho sério pra não vacilar.
Muitos torcedores atleticanos que acompanham a base, dizem que você é o substituto do Réver, atualmente é o nosso melhor zagueiro, como é para um garoto como você ouvir isso da torcida?
Me sinto prestigiado e honrado ao ser lembrado, só aumenta a responsabilidade e a motivação pra vestir essa camisa alvinegra, por ter um bom zagueiro como o Réver
Falando em bons zagueiros, dentro do Atlético quem é a sua referência? E fora, qual o zagueiro em que você se espelha?
Minha referência no Atlético atualmente é o próprio Réver, mas gosto muito do futebol de zagueiros como Leandro Almeida, Piquê, Puyol, Thiago Silva, Jon Terry, Cannavaro e Werley.
Em sua vida como jogador de futebol, qual profissional do esporte foi mais importante em sua carreira?
Não tenho um expecífico ,mas os treinadores da escolinha de onde vim, professor Diogo e o atual professor Rogério Micale foram e estão sendo fundamentais para o meu desenvolvimento.
Você vem de Coqueiral-MG, uma cidade relativamente pequena. Como é o tratamento do torcedor atleticano e até de outros times, quando você anda pelas ruas da sua cidade?
É muito bacana quando estou lá em Coqueiral tenho um carinho enorme por essa cidade, todos me tratam muito bem, inclusive torcedores rivais, principalmente atleticanos que incentivam a permanecer firme e buscar estar entre os profissionais
Deixe um recado para a Massa Atleticana que acompanha o GALO É MINHA VIDA.
Agradeço o apoio e a confiança da massa, que apoia e incentiva a categoria de base, fiquem certos em saber que vamos sempre entrar em campo pra suar e honrar essa camisa com toda nossa raça pra vencer, respeito e amor ao Clube atlético Mineiro.
O GALO É MINHA VIDA, gostaria muito de te agradecer Donato e sem dúvidas torcemos muito para que você possa fazer uma carreira brilhante como jogador, principalmente no Galo.
Por: Rodrigo Aquino