O meio-campo Zé Roberto atualmente no clube Al-Gharafa onde atua também o atacante ex-Atlético, Diego Tardelli, tem seu vinculo encerrado com o clube neste mês, e em entrevista ao "Lance!Net" revelou ter recebido 3 propostas de clubes brasileiros, sendo um deles, o Atlético, que busca um meio-campo para o elenco.
"Vou ser sincero, vou analisar as propostas, mas estou com muita vontade de jogar no Brasil, onde eu vivi a melhor fase da minha carreira, justamente no Santos. A questão familiar também pesa, não posso esconder, pois já saiu na mídia. Tem o Atlético e mais dois interessados"
Além dos brasileiros, clubes da China e da Alemanha demonstraram interesse em contar com o futebol do meia, que encerra seu vínculo com o Al-Gharafa até o fim do mês.
Zé Roberto também jogou na Seleção Brasileira, tendo participado de duas conquistas de Copa América e das Copa das Confederações
Disputou também a Copa do Mundo de 1998, sendo vice-campeão, atuando ainda na lateral esquerda, reserva do então titular Roberto Carlos.
Uma fase porém não foi o bastante para fazê-lo integrar o elenco da Copa do Mundo de 2002, na qual a Seleção Brasileira se consagraria campeã.
Na Copa do Mundo de 2006, apesar da campanha frustrante da Seleção Brasileira, Zé Roberto destacou-se como um dos melhores do torneio, fazendo inclusive parte da Seleção da Copa, eleita pela FIFA.