(Foto: Divulgação) |
Esse ano a boa nova veio, o Galo é mais líder do que nunca, parece que a
mudança de casa renovou o time. Entretanto, existe uma série de
problemas para a torcida: preço alto dos ingressos, cambistas, dificuldade de
compra dos mesmos, cadeiras com problema de visibilidade, gramado gasto,
capacidade reduzida, enfim, uma lista enorme(e já anteriormente abordada em outros artigos)...
“O Galão viril” que suscita as maiores invejas nos outros
centros do país(notícias falsas, declarações vaidosas, puro ciúme), está
jogando como campeão. Mas nem Ronaldinho, nem Jô, nem Kalil, foram tão
importantes como nosso simpático amigo prateado, o metrô.
Brincadeiras a parte, a volta dos jogos em Belo Horizonte
significou a volta do contato direto entre torcida e clube.
A maior facilidade de ver o Galo Doido jogar se deve também ao metrô. Ele é uma alternativa de transporte ao carro e ao ônibus. Torcedores de Contagem, Gameleira, Venda Nova, Heliópolis, São Gabriel, dentre outros, podem, muito facilmente, chegar as imediações da nova casa do Galo.
Não precisam gastar dinheiro com estacionamentos exorbitantes, não tem problemas com arranhões de carro, e, pode se locomover com extrema rapidez. É prático, barato, e rápido. Eu sou frequentador assíduo do metrô, mais por paixão que por utilidade.
Um dia o trem foi da estação Vilarinho ao São Gabriel em 10 minutos. Para o policiamento as coisas são mais fáceis também. O metro é centralizado, é a estação do Horto que serve como maior canal de escoamento, ao contrário dos vários pontos de ônibus que existem perto do Mineirão. No último Atlético x Vasco o controle policial foi bem tranquilo.
A maior facilidade de ver o Galo Doido jogar se deve também ao metrô. Ele é uma alternativa de transporte ao carro e ao ônibus. Torcedores de Contagem, Gameleira, Venda Nova, Heliópolis, São Gabriel, dentre outros, podem, muito facilmente, chegar as imediações da nova casa do Galo.
Não precisam gastar dinheiro com estacionamentos exorbitantes, não tem problemas com arranhões de carro, e, pode se locomover com extrema rapidez. É prático, barato, e rápido. Eu sou frequentador assíduo do metrô, mais por paixão que por utilidade.
Um dia o trem foi da estação Vilarinho ao São Gabriel em 10 minutos. Para o policiamento as coisas são mais fáceis também. O metro é centralizado, é a estação do Horto que serve como maior canal de escoamento, ao contrário dos vários pontos de ônibus que existem perto do Mineirão. No último Atlético x Vasco o controle policial foi bem tranquilo.
Para aumentar a capacidade de mobilidade é só acrescer
alguns trens no horário de chegada e saída do evento. Não precisa ocupar
espaços nas avenidas já engarrafadas, o metrô já tem seu lugar de passagem próprio. O
trânsito agradece, não existe aquele congestionamento monstro que existia na
Pampulha.
O Independência fica no Horto, bairro que se localiza na
Regional Leste(agraciada com inúmeras estações de metrô) de Belo Horizonte. Tem relevo acidentado, muitas casas e
prédios, como grande parte da cidade. Um lugar com essa característica deveria ter o transporte público ferroviário,
seja metrô, monotrilho, dentre outros, como principal elemento da mobilidade
urbana.
Se assim fosse, torcedores das mais diversas localidades da Grande BH poderiam ter fácil acesso ao estádio. Já que o transporte ferroviário cria uma capacidade de suporte enorme, um lugar de ruas pequenas pode receber e mandar um contingente de pessoas muito maior. Pasmem com um VLT(um "bonde moderno") na Raja, ou na Nossa Senhora do Carmo, indo até o Centro e chegando ao metrô.
Se assim fosse, torcedores das mais diversas localidades da Grande BH poderiam ter fácil acesso ao estádio. Já que o transporte ferroviário cria uma capacidade de suporte enorme, um lugar de ruas pequenas pode receber e mandar um contingente de pessoas muito maior. Pasmem com um VLT(um "bonde moderno") na Raja, ou na Nossa Senhora do Carmo, indo até o Centro e chegando ao metrô.
Nosso metrô é tímido, são menos de 30 km,
algumas estações, na verdade ele é um prolongamento das linhas férreas que
passam na capital mineira. Por isso seu alcance é pequeno, muitas estações são
escondidas e o acesso é ruim.
Ele não foi pensado para a mobilidade. Seu novo ramal: São Gabriel-Vilarinho é paralelo a avenida Cristiano Machado. A Regional Pampulha não tem estações, nem o Barreiro. Outras regionais tem algumas estações que apenas tangenciam, a Centro-Sul, por exemplo conta com a estação Central, mas a mesma está longe de ser central dentro da regional.
Ele não foi pensado para a mobilidade. Seu novo ramal: São Gabriel-Vilarinho é paralelo a avenida Cristiano Machado. A Regional Pampulha não tem estações, nem o Barreiro. Outras regionais tem algumas estações que apenas tangenciam, a Centro-Sul, por exemplo conta com a estação Central, mas a mesma está longe de ser central dentro da regional.
Apesar de tudo, vou parafrasear um jornalista durante a
greve do metrô: “É ruim com ele, pior ainda sem o mesmo”.
O metrô ajudou a democratizar o acesso aos jogos do Galo Doido, sem delongas, preços exorbitantes, com certa segurança e rapidez.
Como torcedores, cidadãos e contribuintes do fisco, devemos
nos preocupar com a questão da mobilidade, as eleições estão aí. Devemos pensar como nossa cidade e o nosso Clube, que se orgulha de ser popular, podem ser cada vez mais acessíveis.
Fica
registrado meu deleite de torcer para o Glorioso Galo sobre trilhos.
Abraços!