Metrô, Nosso Grande Reforço - por Raiam Maia

(Foto: Divulgação)
Durante esse período sem casa A MASSA sofreu bastante. De meados de 2010 até maio de 2012 foram inúmeros engarrafamentos até a tímida Arena do Jacaré. O estádio de Sete Lagoas, além de ser pequeno, não funcionou como caldeirão. Era caro e distante. A locomoção para lá era uma odisseia: as alternativas eram poucas: ou carro, ou ônibus. 

Esse ano a boa nova veio, o Galo é mais líder do que nunca, parece que a mudança de casa renovou o time. Entretanto, existe uma série de problemas para a torcida: preço alto dos ingressos, cambistas, dificuldade de compra dos mesmos, cadeiras com problema de visibilidade, gramado gasto, capacidade reduzida, enfim, uma lista enorme(e já anteriormente abordada em outros artigos)...


“O Galão viril” que suscita as maiores invejas nos outros centros do país(notícias falsas, declarações vaidosas, puro ciúme), está jogando como campeão. Mas nem Ronaldinho, nem Jô, nem Kalil, foram tão importantes como nosso simpático amigo prateado, o metrô.
Brincadeiras a parte, a volta dos jogos em Belo Horizonte significou a volta do contato direto entre torcida e clube.

 A maior facilidade de ver o Galo Doido jogar se deve também ao metrô. Ele é uma alternativa de transporte ao carro e ao ônibus. Torcedores de Contagem, Gameleira, Venda Nova, Heliópolis, São Gabriel, dentre outros, podem, muito facilmente, chegar as imediações da nova casa do Galo. 

Não precisam gastar dinheiro com estacionamentos exorbitantes, não tem problemas com arranhões de carro, e, pode se locomover com extrema rapidez. É prático, barato, e rápido. Eu sou frequentador assíduo do metrô, mais por paixão que por utilidade. 

Um dia o trem foi da estação Vilarinho ao São Gabriel em 10 minutos. Para o policiamento as coisas são mais fáceis também. O metro é centralizado, é a estação do Horto que serve como maior canal de escoamento, ao contrário dos vários pontos de ônibus que existem perto do Mineirão. No último Atlético x Vasco o controle policial foi bem tranquilo. 

Para aumentar a capacidade de mobilidade é só acrescer alguns trens no horário de chegada e saída do evento. Não precisa ocupar espaços nas avenidas já engarrafadas, o metrô já tem seu lugar de passagem próprio. O trânsito agradece, não existe aquele congestionamento monstro que existia na Pampulha.

O Independência fica no Horto, bairro que se localiza na Regional Leste(agraciada com inúmeras estações de metrô) de Belo Horizonte. Tem relevo acidentado, muitas casas e prédios, como grande parte da cidade. Um lugar com essa característica  deveria ter o transporte público ferroviário, seja metrô, monotrilho, dentre outros, como principal elemento da mobilidade urbana.

 Se assim fosse, torcedores das mais diversas localidades da Grande BH poderiam ter fácil acesso ao estádio. Já que o transporte ferroviário cria uma capacidade de suporte enorme, um lugar de ruas pequenas pode receber e mandar um contingente de pessoas muito maior. Pasmem com um VLT(um "bonde moderno") na Raja, ou na Nossa Senhora do Carmo, indo até o Centro e chegando ao metrô.

Nosso metrô é tímido, são menos de 30 km, algumas estações, na verdade ele é um prolongamento das linhas férreas que passam na capital mineira. Por isso seu alcance é pequeno, muitas estações são escondidas e o acesso é ruim.  

Ele não foi pensado para a mobilidade. Seu novo ramal: São Gabriel-Vilarinho é paralelo a avenida Cristiano Machado. A Regional Pampulha não tem estações, nem o Barreiro. Outras regionais tem algumas estações que apenas tangenciam, a Centro-Sul, por exemplo conta com a estação Central, mas a mesma está longe de ser central dentro da regional. 


Apesar de tudo, vou parafrasear um jornalista durante a greve do metrô: “É ruim com ele, pior ainda sem o mesmo”.

O metrô ajudou a democratizar o acesso aos jogos do Galo Doido, sem delongas, preços exorbitantes, com certa segurança e rapidez.

Como torcedores, cidadãos e contribuintes do fisco, devemos nos preocupar com a questão da mobilidade, as eleições estão aí. Devemos pensar como nossa cidade e o nosso Clube, que se orgulha de ser popular, podem ser cada vez mais acessíveis. 

Fica registrado meu deleite de torcer para o Glorioso Galo sobre trilhos.
Abraços!
Tags: , ,