Engraçado o clássico - por Pedro Almeida

(Foto: Internet)

Engraçado dizer que somos fregueses sendo que na história global temos 30 vitórias a mais.

Falar de títulos como Conmebol e o primeiro CAMPEONATO BRASILEIRO (71) não é humilhação, afinal uma instituição se faz pela história, e de maneira alguma devemos desfazer das conquistas, seja elas quais forem. Parabenizo pelos títulos conquistados pelo outro lado, mas vale lembrar que começaram a ganhar à partir da década de 90 (salvo libertadores de 67) e em 2003 fizeram uma campanha brilhante.

Engraçado é dizer que vivemos do passado..Há de se lembrar que essa frase “viver do passado” só começou a ser citada em 2004, afinal os convinham, né?

Mas quando citamos o título de 71 estamos vivendo de passado e quando o outro lado cita seus títulos, estão sendo vangloriados? Vale lembrar que já passam quase 10 anos da última grande conquista.

Engraçado é ouvir a frase “nunca caímos”. E sim, isso é uma mancha que não apagará jamais da história do Galo. Mas vale lembrar que em um curioso campeonato mineiro de 1926, uma certa equipe abdicou de disputar o campeonato por motivos estranhos, e simplesmente criou um campeonato “regional”, hoje conhecido como módulo II. Sendo assim, tivemos dois campeões naquele ano. Galo (Campeão da liga de OURO), Palestra. (Campeão da Liga de PRATA).

Quando dizem que nos golearam (5x0, 5x0, 6x1) esquecem que o clube também tomou 3 épicas goleadas para o mesmo Atlético Mineiro (9x2, 6x1, 6x1), sem contar outras. Mas aí vem a tal da frase: “Viver do passado”. Pois bem, vamos falar do presente, hoje somos líderes do Campeonato Brasileiro, se vamos ganhar, só Deus pode dizer, mas se é pra falar do presente, vamos falar de agora.

Então vem a seguinte pergunta: “São líderes mas e os títulos?”
“Viver no passado”, como essa frase é boa, para quano convém apenas uma parte.
É ótimo discutir futebol com quem gosta, entende e conhece do esporte. Mas o que dizer de alguns torcedores, salvo exceções, que não sabem nem ao menos o que significa 5 estrelas estampado no peito do clube (diga-se de passagem, alusão ao Crux, Constelação do Cruzeiro do Sul). Como debater com alguns que não sabem nem a história do clube. História essa que começou com um nome, e foi trocado 2 vezes em decorrer de seus anos, e hoje chamado de Cruzeiro, cujo tal nome já existia em outra equipe, uma equipe frágil do Sul.

Aí me vêm a pergunta: “Porque você conhece tanto assim desse time?”
Não, eu não conheço tanto assim. Não sei quando foi fundado e nem quais os anos certos de alguns títulos, apenas aprecio a história do futebol e debater, sempre é bom.
Conhecer, eu conheço mesmo a história do meu time, Clube Atlético Mineiro, fundado em 25 de março de 1908 e que hoje tem simplesmente 104 anos de existência, com o mesmo nome e as mesmas cores.

Um time que por sinal, foi o mais prejudicado na história do futebol, pra não dizer roubado. Mas isso é melhor relevar, por mais incidentes que houveram ,os torcedores nunca abandonaram o time e mesmo em algumas crises, sempre estiveram lá, apoiando, cantando e apaixonados. Quantas vezes você torcedor atleticano, não ouviu isso: “Vocês sofrem demais.”

E com uma simples resposta, deixa tudo explicado: “Sim, mas amamos esse time, e nunca vamos deixar de apoiar.” E como diz um trecho do hino: “Clube Atlético Mineiro, uma vez até morrer!”

É, realmente amamos esse time, só quem é atleticano entende essa paixão.. Seja por um estouro, por um foguete, por uma bombinha, enfim, por barulho que seja, você sempre ouvirá um grito: “GALO!”.. e pra terminar, cito uma frase linda, e só quem torce pro Galo entende: “Se alguém me perguntar qual é minha religião, eu digo: Sou GALO de coração!”

Texto enviado por Nathália Luize na FANPAGE oficial www.facebook.com/galoeminhavida
Tags: , ,